Veja:

6/recent/ticker-posts

O Gambito da Rainha: Detalhes inéditos sobre a nova série da Netflix

O Gambito da Rainha retrata a ascensão de uma jovem prodígio do xadrez, do orfanato à fama. Mas a genialidade tem seu preço. Esta incrível adaptação do revolucionário romance de Walter Tevis, estrelada por Anya Taylor-Joy, está na NETFLIX.

E aí seus NERDs tudo bem com vocês? O Gambito da Rainha é o novo sucesso da Netflix que todo mundo está assistindo. Mas apesar de ser sobre xadrez, a serie vai muito além do jogo. A obra discute sobre abandono, feminismo, abuso de drogas e até mesmo a guerra fria. Se você já assistiu a todos os episódios e quer saber mais sobre a história, hoje vamos te mostrar 8 curiosidades que você não sabia sobre o Gambito da Rainha. Esse vídeo ta recheado de spoilers, então se você ainda não assistiu, volta depois. Pra você que ficou, aproveita e se inscreva no canal porque estamos quase atingindo a nossa meta de 250 inscritos e vai ser um prazer ter vocês conosco aqui no canal INERDTO. Antes de mais nada, comenta ai qual a sua opinião sobre a serie? Gostou ou achou mais ou menos?

Bom pra começar, o gambito da rainha é um livro escrito por Walter Tevis em 1983 e estava inicialmente previsto para ser um filme dirigido por Heath Ledger, o famoso coringa em Batman, cavaleiro das trevas. Além disso, Beth seria interpretada por Elen Page, de Umbrella Academy. Tudo foi deixado de lado quando Heath morreu em 2008 e o projeto foi abandonado.

O gambito da rainha começa nos anos 50 quando uma garota órfã chamada Elizabeth vai parar em um orfanato para meninas. Ela odeia o lugar, mas depois de conhecer o zelador e o xadrex, tudo começa a ficar melhor. O problema é que ao mesmo tempo Elizabeth começa a se viciar em calmantes e logo depois em bebidas alcoólicas. Ela não para de pensar no jogo e pra mandar bem nele, precisa estar sob efeito de alguma droga.

Em pouco tempo o zelador percebe que Elizabeth tem um talento natural para o xadrez, e com seu desenvolvimento ela chega a enfrentar grandes jogadores do mundo, principalmente os soviéticos. No começo dos anos 60 o xadrez se popularizou bastante e virou febre mundial. Além disso, em plena guerra fria, o xadrez serviu de palco para disputas entre estados unidos e união soviética.

Anya Taylor Joy é uma jovem atriz que vem se destacando na indústria cinematográfica. Sua interpretação de Elizabeth te prende o tempo todo na tela. A todo momento você fica querendo saber o que a protagonista vai fazer depois e como ela irá lidar com cada. O recente sucesso de o gambito da rainha é em boa parte graças a atuação de Anya. O resto do elenco não fica atrás. Thomas Broodie e Harry Miling são outros destaques da produção. Por falar em Harry, você deve ter achado o rosto dele familiar não é mesmo? Mas você não deve ter se lembrado de sua atuação em Harry Potter, acertei? Ele mudou tanto que é quase impossível lembrar que ele atuou nos filmes da franquia como o primo de Harry Potter.

O livro e a história em si são tão bons que só isso foi suficiente pra convencer Anya Taylor a assinar com a Netflix para seu papel na minissérie. Os produtores de o gambito da rainha ofereceram o papel a ela antes mesmo de terem um roteiro escrito, e ela aceitou o trabalho após ler o livro, sem nem mesmo saber como seria a adaptação como minissérie.

Eu confesso que já joguei algumas vezes, mas tô longe de ser expert em xadrez, mas um dos aspectos mais legais da minissérie é que você não tem que saber xadrez pra entender a história. Claro que se você for um fã de xadrez vai poder aproveitar ainda mais, já que as movimentações e estratégias utilizadas na minissérie são todas reais e os próprios atores realmente jogavam xadrez durante as filmagens das cenas. O gambito da rainha teve apoio de especialistas de peso na criação das jogadas e na representação dos jogos de xadrez. Dois dos mais famosos jogadores de xadrez do mundo, Bruce Pandolfini e Garry Karpatov serviram como consultores para a minissérie.

A única diferença entre as partidas da série e partidas de xadrez reais são o tempo entre as jogadas. Se em o gambito da rainha os jogadores demoram apenas alguns segundos, em uma partida real o fluxo é bem mais devagar. Mas vamos combinar que ninguém iria conseguir assistir uma partida de xadrez inteira ne. Além disso, as conversas entre jogadores não são tão comuns em jogos de xadrez na realidade. Conversar com seu oponente não é bem visto.

O cabelo vermelho de Elizabeth é sua marca registrada durante os episódios e reforçam a sua presença feminina em um mundo masculino dos jogadores de xadrez. O cabelo da atriz Anya Taylor na verdade é loiro, então ela teve usar perucas para gravar os episódios. Além disso, Elizabeth não tem medo de enfrentar os homens e faz questão de ressaltar suas características femininas. É possível ver isso pelo jeito que ela se veste, o cuidado com os cabelos, e o uso do batom durante as partidas de xadrez. É quase como se ela estivesse desafiando o padrão masculino do jogo.

A maioria da serie se passa nos estados unidos e depois temos um pouco de união soviética, mas a minissérie não foi gravada em nenhuma desses lugares. Tudo aconteceu em Berlim, capital da Alemanha.

E aí? O que achou dessas curiosidades sobre o gambito da rainha? Conta pra gente aí nos comentários. Até a próxima.


Postar um comentário

0 Comentários