Veja:

6/recent/ticker-posts

Erros e acertos do Nolan em Tenet + bastidores

 O MELHOR e o PIOR em TENET. Erros e acertos de Christopher Nolan em TENET, seu mais novo filme de sucesso que está dando o que falar.


Cristofer Nolan lançou Tenet esse ano como um projeto ambicioso: ação ao estilo 007 misturado com ficção científica, teologia, psicologia e muitos outros elementos. Muita gente gostou, outros não. Por isso hoje vamos discutir erros e acertos do Nolan em TENET. Aliás, se você gostou do filme, mas saiu do cinema sem entender algumas coisas, não deixe de conferir nossa explicação detalhada do final de TENET. Além disso, já deixa o LIKE no vídeo e se inscreva no canal pra ficar por dentro de todo o nosso conteúdo INERDTO.

Um dos principais motivos de os filmes de Christopher Nolan serem tão famosos é por conta dos incríveis efeitos visuais. Vale lembrar das cenas épicas do buraco negro em interestelar e das batalhas aéreas em Dunkirk. Tenet segue a mesma linha e nos presenteia com perseguições de carro e destruições de prédios invertidos. Além disso, a coreografia de luta é algo nunca visto antes no cinema. Todas as lutas foram gravadas de verdade. Isso quer dizer que os atores tiveram que aprender a se movimentar e lutar como se estivessem invertidos. Nenhum efeito especial conseguiria trazer tanto realismo pra essas cenas. Cabe ressaltar também a destruição de um avião no aeroporto, e as manobras com os carros invertidos. Muitas das acrobacias de carros exigem várias tomadas de vários ângulos, e as acrobacias de carros são algumas das mais caras de se executar na indústria.

A maioria dos filmes de Christopher Nolan é recheada de atores famosos e em TENET, Robert Pattinson foi sem dúvidas o destaque de atuação ao interpretar Neil. O personagem de Pattinson, tem um papel um tanto difícil de desempenhar neste filme, já que ele tem uma amizade com o Protagonista mas deve esconder isso de seu amigo o tempo todo, pelo menos, até que o Protagonista descubra por si mesmo. Pattinson consegue realizar essa tarefa com facilidade e arte, mas joga pequenos pedaços de emoção aqui e ali para retratar o conflito interno de Neil enquanto ele tenta reprimir sua inclinação natural de ser o amigo do Protagonista em suas conversas mais casuais. Tudo ajuda o público a entender a força dessa relação mais tarde. Pattinson também foi o responsável pelo alivio cômico do filme. Isso adiciona uma energia diferente ao filme, necessária para que se tenha um descanso no meio das cenas de ação e das explicações cientificas. 

Um dos maiores acertos de Nolan em TENET é não ficar explicando demais a física por trás dos acontecimentos. As explicações foram na medida certa para que o público entendesse os conceitos, mas sem se aprofundar muito no tema. Temos as cenas em que o Protagonista conversa com a cientista da TENET, que mostra a ele tudo sobre inversão temporal, e só. Fala-se de entropia, inversão, paradoxos temporais e outras coisas, mas nada aprofundado demais. Nolan não cometeu o erro de querer dar uma aula sobre o tema, como já aconteceu em outros filmes. Imaginem se no meio do filme começa uma explicação detalhada sobre entropia, reversão e Termodinâmica? Que bom que isso não aconteceu.

A trilha sonora de TENET ficou a cargo de Ludwig Göransson, que ganhou um Oscar por suas composições para Pantera Negra e tem se destacado na indústria nos últimos anos. Todo mundo sabe que a trilha sonora dos filmes do Nolan sempre é espetacular e em TENET novamente temos um fundo musical que combina perfeitamente com o que está acontecendo na tela. Além disso, vale destacar a sacada genial que acontece em algumas cenas. Em vários pontos da história, a música é tocada e imediatamente invertida musicalmente, seja tocando notas em progressão reversa para espelhar a frase anterior ou realmente revertendo a gravação. Esse fato é muito nítido nas cenas em que o protagonista tenta roubar a parte do algoritmo usando os quatro caminhões e a escada do caminhão de bombeiros. 

Apesar de todos esses acertos, TENET possui alguns erros que incomodaram muita gente. Antes de falar deles, comenta ai embaixo qual foi a sua opinião sobre o filme e coloca uma nota pra ele de 0 a 10. Ah, aproveita e se inscreva no canal pra receber todo o nosso conteúdo INERDTO.

Um dos principais tópicos de reclamação sobre tenet no exterior é a qualidade do som nas salas de cinema. Por vezes muito alto, atrapalhava na hora de ouvir os diálogos entre os personagens. Então se você considerar que o filme já é confuso, fica muito mais difícil entendê-lo se você não conseguir escutar as explicações não é mesmo? O que piora ainda mais é o uso das máscaras ao longo do filme. Elas abafam as vozes fazendo o público perder partes importantes do diálogo.

Ives apareceu apenas no meio e no final do filme, mas muita gente queria saber mais sobre ele. Ele é o comandante do que parece ser uma equipe de combate de elite da TENET. Pra chegar a esse posto, com certeza ele teve que passar por um treinamento absurdo. A história por trás do soldado parece ser muito interessante e é uma pena que foi deixada de fora de TENET. 

Seria justo desenvolver melhor um personagem que acabaria ficando uma das peças do algoritmo, O MECANISMO QUE PODE DESTRUIR O MUNDO. Ou seja, o cara ficou com uma parte de uma coisa que pode destruir o mundo e nós nem sabemos direito quem é ele. Um personagem desses não pode ser um qualquer que o público nem conhece direito. Além disso, da mesma forma que Neil é importante para a organização e se tornará amigo do protagonista, o mesmo vale para Ives. Ele também possui um cargo elevado em TENET e também tem uma relação com o protagonista, tanto que no final confia a ele as partes do algoritmo. Nolan deveria ter deixado um pouco mais de tempo para que esse personagem fosse explorado, dada sua importância para o enredo de TENET. 

Considerando esses erros e acertos, a nota do canal INERDTO para TENET É 8.

E ai? Concorda com esses erros e acertos do filme, ou ficou alguma coisa de fora? Conta pra gente ai nos comentários. Até a próxima.


👍🏻 Se você gostou desse vídeo deixe o seu LIKE, se inscreva no canal e ative o sininho para receber todas as novidades do canal.





Postar um comentário

0 Comentários